GUACOLIN 120ML KRESS
Guacolin® é indicado como expectorante (auxilia na eliminação das secreções respiratórias) e broncodilatador (dilatação dos brônquios).
Componentes
Cada 5 mL de Guacolin® contém 0,4165 mL de extrato de fluido Guaco (Mikania glomerata); 5 mL de excipientes q.s.p. Cada mL de xarope Guacolin® contém 0,05 mg de cumarina. Excipientes: mel, aroma de mel, sacarose, benzoato de sódio, corante caramelo e água purificada.
Informações ao consumidor
1. Indicações: Guacolin® é indicado como expectorante e broncodilatador.
2. Características Farmacológicas: Composição química: A Mikania glomerata (guaco) apresenta os seguintes constituintes químicos: cumarina, ácido caurenóico, ácido cinamiol grandiflórico e estigmasterol. Estudos fitoquímicos demonstram traços de saponinas, taninos e a presença de polifenóis. Alcalóides pirrolizínios, descritos na literatura como hepatotóxicos, não foram identificados em Mikania glomerata. O uso da Mikania glomerata para o tratamento de afecções respiratórias já é conhecido há muito tempo pela medicina popular. Estudos preliminares de avaliação farmacológica do Guaco indicam que sua atividade broncodilatadora é devido ao efeito da cumarina sobre a musculatura lisa, o que justifica o seu uso em afecções do trato respiratório. Estudos indicam que a Mikania glomerata apresenta ainda efeitos espasmolítico e antiinflamatório. A atividade antialérgica de Mikania glomerata foi evidenciada através da redução do processo inflamatório imunológico, na pleurisia induzida por ovoalbumina em ratos. Estudos demonstram que Mikania glomerata foi capaz de promover relaxamento de traquéia isolada de cobaia contraída com histamina e acetilcolina. Além disto, evidenciou-se o efeito relaxante induzido por Mikania glomerata em brônquio isolado de humano contraído com potássio. Estudos toxicológicos: Estudos de toxicidade aguda demonstraram que Mikania glomerata possui baixa toxicidade, observada apenas em altas doses (40 mL/kg, via oral) do extrato fluído administrado a ratos. Em altas doses, causa vômito e diarreia que desaparecem ao descontinuar a terapia. Dentre os constituintes químicos de Mikania glomerata apontados pelo seu efeito broncodilatador encontra-se a cumarina. Estudos realizados indicam que a cumarina apresentou DL50 de 680 mg/kg em ratos e 202 mg/kg em cobaias quando administradas por via oral. No Guacolin® a concentração de cumarina não ultrapassa 0,055 mg/mL. Tendo em vista que serão utilizados no máximo 15 mL por dose, a concentração máxima de cumarina será de 0,83 mg/dose. Pelo fato de não existirem estudos sobre a teratogenicidade de Mikania glomerata não se recomenda o uso deste medicamento em mulheres grávidas.
3. Contraindicações: Guacolin® é contraindicado para pacientes que apresentem reações de hipersensibilidade a cumarina ou a qualquer um dos componentes da formulação. Este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos de idade. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.4. Advertências e Precauções: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Atenção diabéticos: este medicamento contém açúcar. Este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos de idade e pacientes com doença de fígado ou distúrbios de coagulação.
5. Interações Medicamentosas: Até o presente momento não foram constatadas interações medicamentosas com o Guacolin®. No entanto, por ter em sua composição cumarina, este medicamento pode exacerbar o efeito dos anticoagulantes.
6. Cuidados de Armazenamento do Medicamento: Conservar o medicamento em temperatura ambiente (15-30oC). Manter o frasco bem fechado após o uso. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Guacolin® é apresentado na forma líquida, xarope de cor caramelo, com odor e sabor característicos. Antes de usar observe o aspecto do medicamento. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças.
7. Posologia e Modo de usar: Uso oral. Crianças de 3 a 6 anos: ingerir 5 mL de 8 em 8 horas. Crianças de 7 a 12 anos: ingerir 7,5 mL de 8 em 8 horas. Adultos: ingerir 15 mL de 8 em 8 horas. Agitar o produto antes de usar.
8. Reações Adversas: Ainda não são conhecidas a intensidade e frequência das reações adversas, porém deve-se seguir a posologia indicada e observar as precauções.
9. Superdose: Em altas doses, pode provocar vômito, diarreia e aumento do tempo de coagulação. Na eventualidade da ingestão acidental ou administração de doses muito acima das preconizadas, recomenda-se adotar as medidas de controle das funções vitais. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Uso adulto e pediátrico.
Uso oral.
Apresentação
Frasco com 120 mL. Número de Registro MS ANVISA 1.0657.0016.001-9.